A Cerimônia da caneta

O quinto ano sempre é muito especial, pois é o momento de transição do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II. É o momento de mudanças e de amadurecimento, é um preparo mais direcionado à autonomia e um período onde a ansiedade e a curiosidade se fazem muito presentes, pois todos querem saber o que lhes aguarda no sexto ano. Também é neste momento que os alunos se conscientizam que, para vivenciar um mundo cheio de novas descobertas, precisam alcançar alguns objetivos, por isso é necessário dedicar-se e empenhar-se bastante.

No primeiro semestre todos treinaram muita tabuada (e continuam treinando), as quatro operações, leitura e interpretação de texto, produção textual e o desenho da letra cursiva. Mas, é hora de demonstrarem que são capazes e estão preparados para a primeira grande mudança.

Mudança esta que envolve muito comprometimento, pois até aqui, todos conseguiam escrever uma história e, se de repente o final não fosse tão feliz, era somente pegar a borracha, apagar e começar novamente, porém, nossas crianças estão crescendo e as responsabilidades crescem junto.

Portanto, chegou o momento de perceber o quanto o que se escreve como história é importante para todos e que muitas dessas histórias não podem ser simplesmente apagadas porque, a partir de agora, deixarão marcas permanentes, assim como a tinta da caneta.

Para celebrar esse momento tão especial, as crianças do 5° ano participaram no dia 08 de agosto, da Cerimônia da Caneta.

Uma Cerimônia onde as crianças ouviram palavras de incentivo da nossa querida coordenadora Silvete e da professora da turma. Receberam oficialmente a primeira caneta, que será utilizada para escrever a história do aprendizado de cada um e o certificado assinado pelas Coordenadoras e Diretora da escola.

Para confraternização, tiveram um saboroso lanche coletivo, preparado por eles e pelos pais que colaboraram para que o nosso evento se tornasse ainda mais especial.

Para finalizar, vale ressaltar que as crianças estão extremamente felizes, escrevendo de caneta em seus cadernos.

Turma: 5° ANO A 

Professora: Fernanda