Adaptação com confiança e afetividade na Educação Infantil

A fase de adaptação escolar é um momento muito delicado para as crianças e exige um olhar amoroso e empático entre todos os envolvidos no processo, ou seja, toda a comunidade escolar (família, professoras e todos os profissionais que trabalham na escola). Afinal sabemos que não é fácil deixar seu filho chorando e muitas vezes chamando por você, mas isso faz parte do processo e quando compreendemos isso, tudo fica mais leve e prazeroso.

Nesse período de adaptação escolar é muito comum que as famílias e as crianças se sintam um pouco inseguras, principalmente quando falamos das crianças pequenas, afinal, para muitas crianças essa é a primeira experiência fora do ambiente familiar, e isso gera naturalmente certa insegurança na família e consequentemente na criança. Claro que isso não é uma regra que pode ser aplicada a todas as crianças e a todas as famílias, pois, cada criança e cada família são únicas, e vão passar por essa etapa na vida escolar da criança de uma forma diferente.

Dentre os desafios mais comuns a serem superados nesse período de adaptação estão: O choro que é muito normal na maioria das adaptações, mas que acaba deixando as famílias inseguras, as dificuldades na alimentação durante o período que está na escola, dificuldades nas interações, prefere estar com a professora no colinho ao invés de estar brincando com as outras crianças, resistência ao sono tanto no período em que está na escola quanto em casa.

A adaptação é um processo vagaroso em que cada criança precisa de um período diferente para se adaptar, sendo importante respeitar o ritmo da própria criança e não ditar um período pré-determinado para a adaptação.

Para obter sucesso durante esse período, torna-se imprescindível uma acolhida afetuosa na base do respeito, do carinho e do aconchego. A criança precisa sentir-se amparada e confortável, de modo a adaptar-se da melhor forma possível ao novo ambiente.

Como as crianças são acolhidas ao chegarem à escola é fundamental para sua adaptação. Em outras palavras, quando os pequenos são recebidos com carinho e atenção, em um ambiente escolar preparado para o acolhimento, com calor humano, transmitindo conforto e segurança física e emocional ao aluno, isso favorece a conquista de resultados positivos no processo adaptativo. Pois o ingresso na Educação Infantil e na vida escolar representa um passo muito grande em direção à independência da criança.

Turma: Maternal I A – Professoras Kelli e Paloma.

Turma: Maternal I B – Professoras Gabrieli e Francisca.