Arte e ilusão: explorando a arte em perspectiva

Na aula de Artes os alunos do 4º ano C participaram de uma atividade instigante que uniu criatividade, conceitos de geometria e percepção visual. O desafio consistia em explorar a perspectiva de um ponto de fuga em um ambiente interno, como uma sala ou um quarto, transformando um simples desenho em uma surpreendente ilusão tridimensional.

A atividade teve início com a criação de um desenho tradicional em perspectiva: linhas de profundidade traçadas a partir das extremidades superiores e inferiores das paredes, que convergiam para um único ponto no horizonte, sugerindo profundidade e distância. Em seguida, os alunos recortaram estrategicamente essa imagem e dobraram o papel de forma engenhosa, formando uma estrutura semelhante a um trapézio ou a uma pirâmide truncada.

Essa dobra trouxe a parede do fundo que no desenho parecia a parte mais distante fisicamente para frente, gerando um interessante paradoxo visual: o olhar percebe profundidade, mas a forma física desafia essa lógica, criando uma ilusão surpreendente.

Os alunos ficaram encantados com o efeito final e se envolveram com entusiasmo em todas as etapas do processo. A atividade não só estimulou a criatividade, como também aprofundou a compreensão sobre espaço, forma e perspectiva de maneira lúdica e envolvente.

 

Turma: 4º ano C Matutino

Professora: Josimara Araújo