Cordel Encantado

Neste segundo trimestre durante a disciplina de Português, a turma do 3º Ano A aprendeu sobre a Literatura de Cordel, sua origem e os temas variados. Para isso, as atividades procuram inserir os alunos no universo dos cordelistas e da diversidade temática do gênero, explorando especialmente a linguagem popular, bem como sua composição em versos (sextilhas e septilhas), estrofes e rimas (identificação e posição). Então, foi solicitado aos alunos uma atividade em que pesquisassem um cordel e que em seguida fosse recriado em um pratinho de papelão com recortes e colagem para assim concluir o capítulo da disciplina..

Este trabalho tinha como objetivo de aprendizagem:

  • Apreciar literatura de cordel e identificar variantes linguísticas regionais nos textos, aproximando-se dessa rica manifestação da literatura brasileira, considerando a diversidade temática e a caracterização.
  • Ouvir e recitar cordel, observando rimas e outros recursos rítmicos.
  • Compreender os diferentes gêneros dos discursos oral e escrito, de acordo com seus contextos de uso e com sua função social.

Durante o processo de criação os alunos do 3º Ano A foram muito atenciosos e caprichosos, usaram materiais recicláveis para a construção do cordel e todos ficaram lindos.

Turma: 3º Ano A

Professora: Vanessa Schuntzemberger