Na Educação Infantil, o brincar é uma das formas mais ricas de aprendizagem. Nesta semana, proporcionamos à turma momentos de exploração livre com materiais não estruturados, como blocos de madeira, panos, cones, potes, rolos e outros elementos que, à primeira vista, não têm uma função definida.
Também incluímos a argila como elemento de experimentação sensorial e criativa. As crianças colocaram as mãos na massa e, com liberdade, modelaram formas, personagens e o que mais a imaginação permitisse. A experiência com a argila favoreceu o fortalecimento da coordenação motora fina, o desenvolvimento tátil e a expressão artística.
Esses materiais despertam a curiosidade e a criatividade dos pequenos, que os transformam em carrinhos, casinhas, pistas, fantasias ou esculturas. Além de promover o faz de conta, a atividade também favorece o desenvolvimento motor, cognitivo, social e emocional das crianças.
Brincar com materiais não estruturados e com a argila permite que elas tomem decisões, experimentem possibilidades, construam e reconstruam ideias, sempre de forma lúdica e significativa. É nesse brincar livre que a infância floresce e o aprendizado acontece com alegria.
Turma: Maternal II B
Professoras: Fernanda e Naiumy