Explorando o lazer na aula de Inglês: aprender também pode ser divertido

Na última semana, nossos alunos participaram de uma experiência especial e enriquecedora: uma aula de inglês ao ar livre com o tema “atividades de lazer”. O objetivo foi ampliar o vocabulário de forma prática, leve e significativa, conectando o conteúdo à realidade dos estudantes.

Logo no início, os alunos foram convidados a participar de uma animada sessão de mímicas. Por meio dos gestos, representaram ações como play football, ride a bike e swimming. A atividade gerou muitas risadas e engajamento, enquanto reforçava o uso correto dos verbos e ampliava a compreensão oral.

Em seguida, os alunos foram divididos em duplas e pequenos grupos para conversarem sobre o que gostam de fazer no tempo livre. A troca foi rica e espontânea, proporcionando momentos de escuta ativa e fala em inglês de forma natural. Foi bonito ver como os alunos se abriram, descobriram afinidades e praticaram a língua com mais confiança.

Para encerrar essa vivência, retornamos à sala de aula, onde os estudantes ouviram uma música relacionada ao tema. A proposta era simples e eficaz: identificar, durante a escuta, quais atividades de lazer apareciam na letra e marcá-las em uma folha ilustrada. A combinação entre música, vocabulário e atenção auditiva trouxe um momento de foco e diversão.

Essa aula foi um lembrete de que o aprendizado acontece de forma mais significativa quando envolvemos o corpo, as emoções e a curiosidade dos alunos. Ensinar inglês é também criar experiências vivas, que despertam o interesse e fazem sentido no cotidiano escolar. Ao unir movimento, emoção e conteúdo, criamos memórias que inspiram e fortalecem o processo de aprendizagem.

 

Exploring Leisure in English Class: Learning Can Be Fun Too!

Last week, our students took part in a special and enriching experience: an outdoor English class with the theme “leisure activities.” The goal was to expand vocabulary in a practical, light, and meaningful way, connecting the content to the students’ everyday lives.

At the beginning of the lesson, the students were invited to join a lively mime game. Through gestures, they acted out activities such as play football, ride a bike, and swimming. The activity sparked lots of laughter and engagement while reinforcing the correct use of verbs and improving listening comprehension.

Next, the students were divided into pairs and small groups to talk about what they enjoy doing in their free time. The exchange was rich and spontaneous, offering opportunities for active listening and speaking in English in a natural way. It was heartwarming to see students opening up, discovering shared interests, and gaining more confidence using the language.

To wrap up the experience, we returned to the classroom where the students listened to a song related to the topic. The task was simple yet effective: while listening, they had to identify the leisure activities mentioned in the lyrics and mark them on a worksheet. This combination of music, vocabulary, and focused listening created a moment of both concentration and fun.

This lesson was a reminder that learning becomes more meaningful when we involve the body, emotions, and curiosity of the students. Teaching English is also about creating real experiences that spark interest and make sense in the school routine. By combining movement, emotion, and content, we create memories that inspire and strengthen the learning process.


Class: 2 ano A, B, C

Teacher: Luana Andrade