Labirinto como jogo cooperação

O intuito da atividade proposta para o 3º ano foi para trazer a compreensão que pessoas, equipes ou organizações atuam ou trabalham em algo para benefício mútuo, em vez de competir entre si. 

Embora o objetivo de cada um seja o mesmo, os interesses são individuais. Baseia-se em você me ajuda e eu ajudo você a alcançar um objetivo comum para o benefício de nós dois individualmente. O conceito foi que ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Assim, estimular a vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente, o jogo cooperativo também ajuda as pessoas a se libertarem da competição.

As principais características do jogo cooperativo são: confiança, comunicação, a participação de todos e a não exclusão. Por este motivo é fundamental trazer para dentro da sala de aula tais jogos e seus ensinamentos deixados após a participação do grupo. Os jogos cooperativos, desenvolvem nas crianças a aceitação de si mesmas aprendendo a jogar cada vez melhor e com menos receio de errar. 

Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas. Em sua prática, os jogos cooperativos não possuem eliminações, exclusões, vencedores e perdedores. Algo que é fundamental para esta faixa etária, aonde está sendo formado o emocional das crianças, também aonde está começando a sentir as frustrações de perto e compreender que nem sempre se ganha.

Turma: 3° ANO A

Professora: Andressa