A pintura é uma das atividades mais ricas e envolventes para crianças pequenas. No Maternal 1 A onde os pequenos estão começando a explorar o mundo ao seu redor, o contato com tinta vai muito além da diversão; ele contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social.
A tinta é um material que permite uma rica experiência sensorial. Sua textura, temperatura e cores despertam a curiosidade e ajudam as crianças a explorar o mundo por meio dos sentidos. Pintar com os dedos, esponjas ou pincéis proporciona diferentes estímulos táteis, essenciais para o desenvolvimento da percepção sensorial. A pintura auxilia tanto a coordenação motora fina (quando a criança usa os dedos ou pincéis para traços delicados) quanto a coordenação motora grossa (quando faz movimentos amplos com os braços).
Isso é essencial para habilidades futuras, como escrever e segurar objetos com precisão. Dar liberdade para as crianças brincarem com as cores e formas ajuda a desenvolver a criatividade. Mesmo sem representar figuras concretas, elas começam a expressar suas ideias e emoções através da arte. A arte é uma forma poderosa de expressão. Crianças pequenas ainda estão aprendendo a lidar com as emoções, e a pintura oferece um canal para que elas expressem sentimentos de maneira espontânea e sem regras rígidas.
Atividades com tinta podem ser feitas em grupo, incentivando a partilha de materiais e a interação com os colegas. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais, como paciência, cooperação e respeito pelo espaço do outro.
Turma: Maternal I A
Professoras: Deise de Oliveira/Maria Eduarda /Sibele Weirich