Momento de experimentar

Durante o 1º livro os alunos do 4º ano B, vivenciam vários momentos de experiências para conceituar sobre a diferença entre misturas homogêneas, heterogêneas, e sobre a matéria e suas propriedades.

As experiências científicas são fundamentais para a aprendizagem, pois através delas é possível desenvolver habilidades como observação, investigação, registro e análise de dados. Além disso, as experiências científicas permitem que as crianças aprendam de forma lúdica e prática sobre conceitos importantes da física e da química, como as misturas, as propriedades da matéria e os estados físicos da matéria.

As misturas, por exemplo, podem ser compreendidas através de experiências simples como a mistura de água e óleo, onde as crianças podem observar que essas substâncias não se misturam e entender que cada uma possui propriedades diferentes. Já as propriedades da matéria, como a densidade e a solubilidade, podem ser exploradas através de experiências que envolvem a dissolução de sal em água ou a mistura de líquidos com densidades diferentes.

Os estados físicos da matéria, por sua vez, podem ser compreendidos através de experimentos que envolvem a mudança de estado da água, como a fervura ou a solidificação. Essas experiências permitem que as crianças compreendam que a matéria pode existir em diferentes estados físicos e que essas mudanças estão relacionadas com a temperatura e a pressão.

Além de permitir a compreensão de conceitos importantes da física e da química, as experiências científicas também contribuem para o desenvolvimento de habilidades como a curiosidade, a criatividade, a autonomia e a capacidade de trabalhar em equipe. Por isso, é fundamental que as crianças tenham acesso a experiências científicas desde cedo, para que possam desenvolver todo o seu potencial e se tornarem cidadãos críticos e conscientes do mundo em que vivem. Os alunos do 4º ano B puderam vivenciar essas experiências em sala, tornando a aprendizagem divertida.

Turma: 4º ano B

Professora: Karina Costa