Primeira fanfarra escolar: Construindo o Saber

Em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil, a turma do 3°, 4° e 5° ano do Período Integral formou uma fanfarra de latas para o desfile da independência realizado internamente na escola. Em 30 anos de história da escola Construindo o Saber, esta é a primeira fanfarra criada em que os alunos á compõem.

A função da fanfarra pedagogicamente é trazer oportunidade para os alunos aprenderem tocar os instrumentos de percussão e representar nossa escola. Ela causa neles um interesse pela música, pois para alguns é o primeiro contato que eles têm com este tipo de apresentação e instrumentos construídos de latas e madeira.

A música é importante para a integração das crianças na vida escolar e pode-se afirmar que a música na escola estimula o bom convívio social, a harmonia, o desenvolvimento da coordenação motora, concentração, ritmo, autoestima e do próprio desenvolvimento cognitivo da criança.

O primeiro registro de uma fanfarra ocorreu em 1879 como uma forma de homenagem e respeito, esta tradição então se estendeu até os dias de hoje. Para compor o corpo instrumental os alunos utilizaram latas, chocalhos, pratos e tambores.

Compondo o corpo coreográfico, as meninas da turma utilizaram fitas de cetim realizando o que chamamos de “baliza”. A baliza não é só as pessoas que vão à frente da banda, agitando fitas ou bastões, ela tem como papel principal interpretar, dar vida, criar, concretizar a música que está sendo tocada pelo corpo musical, com muita beleza e ritmo.

Os alunos ensaiaram durante um mês, para eles foi um grande desafio, mas se sentiram orgulhosos do resultado e de todas as parabenizações recebidas no dia da apresentação.